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terça-feira, 8 de março de 2011

A Origem da Arte Contemporânea.

“A arte está relacionada à história da humanidade e a suas conquistas, à natureza humana e seu simbolismo, à herança cultural dos grupos e ao desenvolvimento  individual das pessoas.
Despertar a intuição artística, desenvolver as suas formas de expressão e ampliar nossa capacidade de absorvê-la está relacionado intimamente com o despertar de nossa humanidade.”  
                                                                 Cristina Costa 
   Movimentos que deram origem ao pensamento da Arte Contemporânea:
     Romantismo
      •Dadaísmo
Origem do Romantismo
1820 - 1850
 
O Iluminismo  libertou não só a razão, como também ajudou a criar uma nova onda de sentimentalismo.  
Sua iconografia possui relação com a literatura e poesia, especialmente com lendas heróicas medievais e dramas amorosos. 
  “Ser Romântico é dar ao cotidiano um sentido elevado, ao conhecido o prestígio do que se desconhece, ao finito o esplendor do infinito”                     Novalis 
Características
Rompe com as correntes neoclássicas
Prega a liberdade
Busca o espírito individualista
Desempenhou papel especial para a morte heróica na guerra e o suicídio por amor.  
Conceitos resgatados  pelo Romantismo
Dinamismo
Realismo
Valorização dos contrastes de claro-escuro (Dando dramaticidade)
Principais Artistas 
Géricault
Sua obra  “La Méduse” iniciada em1818 , foi o verdadeiro manifesto da pintura romântica.
Evocava a odisséia dos sobreviventes de um naufrágio.
Goya
Trabalhou temas diversos: retratos da corte e de pessoas do povo, como também cenas históricas.
Soube alterar o modo de retratar conteúdos históricos, como exemplo a obra
 “Os Fuzilamentos de 03de Maio” 1814-1815

Delacroix
Confronto contra os padrões acadêmicos, Sua pintura literária, expressão de suas paixões, introduz o “episódio” em que antes só havia a história contada inteira. Expressão disso é a célebre “A Liberdade Guiando o Povo” 1830
A Paisagem Romântica
A pintura paisagística já havia se desenvolvido no séc. XVIII, mas foi no período romântico que ganhou nova força,principalmente na Inglaterra.
A paisagem romântica inglesa caracteriza-se , de um  lado por seu realismo e, por outro, pela recriação das contínuas modificações das cores  da natureza causada pela luz solar.
Principais Artistas 
Turner
Representou os grandes movimentos da natureza, através da luz , procurando descrever uma certa “atmosfera” da paisagem, como por exemplo em sua obra, “O Grande Canal” 1835 -Veneza
Constable
Ao contrário de Turner, a natureza retratada por Constable é serena e profundamente cheia de vivacidade, a luz era  principal elemento, como exemplo o reflexo do céu no rio, de sua obra (detalhe) , ‘A carroça de Feno” , 1821

Origem do Dadaísmo
1914 - 1918
 
Período da Primeira Guerra Mundial, (onde instaurou o irracionalismo no continente europeu), intelectuais e artistas exilaram-se em Zurique, na Suíça.,”Voltairé onde surge o movimento com a intenção de crítica e sátira aos valores tradicionais.  
Estudos de Freud (com relação aos atos praticados automaticamente).
Seu nome a princípio “Dadá , que em francês significa “Cavalo”,fora escolhido ao acaso, pelo poeta Tristan Tzara.
Características
Gostavam de provocar escândalos, chocar o público
Movimento anti-arte
Nega o valor mercantil da obra de arte - como objeto decorativo
Não eram nem figurativos, nem abstratos, somente faziam objetos. 
Conceitos criados  pelo Dadaísmo:
Valor conceitual da arte (idéia)
O Ready-made, inventado por “Marcel Duchamp”, (apropriação de um objeto)
Principais Artistas
Tristan Tzara (poeta)
Kurt Schwitters
 Marcel Duchamp
 Marcel Duchamp Fonte - 1917 
(exemplo de Ready-made)

 DuchampLHOOQ - 1919

Se com Gioconda de bigodes, apresenta-se como destituído de valor algo a que geralmente atribuía-se um valor, com o mictório apresenta-se como dotado de valor algo a que geralmente não se atribui valor algum.
O que determina o valor estético já não é um procedimento técnico, um trabalho, mas um puro ato mental, uma atitude diferente em relação à realidade.

Kurt Schwitters  
Rinbild

Kurt Schwitters   
Merzbild 

Técnica que originou a ASSEMBLAGE  
A técnica empregada é basicamente a colagem cubista, porém seus quadros são compostos de tudo, escolhido ao acaso, como passagens de bonde, cartas, barbantes, rolhas botões, etc
Objetos que normalmente são descartados pela sociedade por não servir mais, por ter cumprido suas funções; a qual não deu-se ao trabalho nem de destruí-las, pois,  para a sociedade  “de consumo”, a realidade se divide entre o a-consumir e o consumido.

CONSIDERAÇÕES  FINAIS  
Compreender a arte é descobrir a intencionalidade  artística da ação humana e os princípios  formais através dos quais ela se expressa e se torna comunicável.
Desse modo a arte  não está  no objeto artístico, mas no encontro que esse objeto promove entre duas subjetividades e no compartilhamento da emoção poética.


Um comentário:

  1. Que blog excelente, eu hei de convidar meus amigos a fazerem pesquisas por intermédio deste exímio, fantástico e esplendido blog onde encontrei aquilo o que eu estava a procura.
    Desde já agradeço.
    Vlw.

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