“A arte está relacionada à história da humanidade e a suas conquistas, à natureza humana e seu simbolismo, à herança cultural dos grupos e ao desenvolvimento individual das pessoas.
Despertar a intuição artística, desenvolver as suas formas de expressão e ampliar nossa capacidade de absorvê-la está relacionado intimamente com o despertar de nossa humanidade.”
Cristina Costa
Movimentos que deram origem ao pensamento da Arte Contemporânea:
•Romantismo
•Dadaísmo
Origem do Romantismo
1820 - 1850
1820 - 1850
•O Iluminismo libertou não só a razão, como também ajudou a criar uma nova onda de sentimentalismo.
•Sua iconografia possui relação com a literatura e poesia, especialmente com lendas heróicas medievais e dramas amorosos.
“Ser Romântico é dar ao cotidiano um sentido elevado, ao conhecido o prestígio do que se desconhece, ao finito o esplendor do infinito” Novalis
Características
•Rompe com as correntes neoclássicas
•Prega a liberdade
•Busca o espírito individualista
•Desempenhou papel especial para a morte heróica na guerra e o suicídio por amor.
Conceitos resgatados pelo Romantismo
•Dinamismo
•Realismo
•Valorização dos contrastes de claro-escuro (Dando dramaticidade)
Principais Artistas
Géricault
Sua obra “La Méduse” iniciada em1818 , foi o verdadeiro manifesto da pintura romântica.
Evocava a odisséia dos sobreviventes de um naufrágio.
Goya
Trabalhou temas diversos: retratos da corte e de pessoas do povo, como também cenas históricas.
Soube alterar o modo de retratar conteúdos históricos, como exemplo a obra
“Os Fuzilamentos de 03de Maio” 1814-1815
Delacroix
Confronto contra os padrões acadêmicos, Sua pintura literária, expressão de suas paixões, introduz o “episódio” em que antes só havia a história contada inteira. Expressão disso é a célebre “A Liberdade Guiando o Povo” 1830
A Paisagem Romântica
A pintura paisagística já havia se desenvolvido no séc. XVIII, mas foi no período romântico que ganhou nova força,principalmente na Inglaterra.
A paisagem romântica inglesa caracteriza-se , de um lado por seu realismo e, por outro, pela recriação das contínuas modificações das cores da natureza causada pela luz solar.
Principais Artistas
Turner
Representou os grandes movimentos da natureza, através da luz , procurando descrever uma certa “atmosfera” da paisagem, como por exemplo em sua obra, “O Grande Canal” 1835 -Veneza
Constable
Ao contrário de Turner, a natureza retratada por Constable é serena e profundamente cheia de vivacidade, a luz era principal elemento, como exemplo o reflexo do céu no rio, de sua obra (detalhe) , ‘A carroça de Feno” , 1821
Origem do Dadaísmo
1914 - 1918
1914 - 1918
•Período da Primeira Guerra Mundial, (onde instaurou o irracionalismo no continente europeu), intelectuais e artistas exilaram-se em Zurique, na Suíça.,”Voltairé” onde surge o movimento com a intenção de crítica e sátira aos valores tradicionais.
•Estudos de Freud (com relação aos atos praticados automaticamente).
•Seu nome a princípio “Dadá” , que em francês significa “Cavalo”,fora escolhido ao acaso, pelo poeta Tristan Tzara.
Características
•Gostavam de provocar escândalos, chocar o público
•Movimento anti-arte
•Nega o valor mercantil da obra de arte - como objeto decorativo
•Não eram nem figurativos, nem abstratos, somente faziam objetos.
Conceitos criados pelo Dadaísmo:
•Valor conceitual da arte (idéia)
•O Ready-made, inventado por “Marcel Duchamp”, (apropriação de um objeto)
Principais Artistas
•Tristan Tzara (poeta)
•Kurt Schwitters
•Marcel Duchamp
Marcel Duchamp Fonte - 1917
(exemplo de Ready-made)
Duchamp - LHOOQ - 1919
Se com Gioconda de bigodes, apresenta-se como destituído de valor algo a que geralmente atribuía-se um valor, com o mictório apresenta-se como dotado de valor algo a que geralmente não se atribui valor algum.
O que determina o valor estético já não é um procedimento técnico, um trabalho, mas um puro ato mental, uma atitude diferente em relação à realidade.
Kurt Schwitters
Merzbild
Técnica que originou a ASSEMBLAGE
A técnica empregada é basicamente a colagem cubista, porém seus quadros são compostos de tudo, escolhido ao acaso, como passagens de bonde, cartas, barbantes, rolhas botões, etc
Objetos que normalmente são descartados pela sociedade por não servir mais, por ter cumprido suas funções; a qual não deu-se ao trabalho nem de destruí-las, pois, para a sociedade “de consumo”, a realidade se divide entre o a-consumir e o consumido.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Compreender a arte é descobrir a intencionalidade artística da ação humana e os princípios formais através dos quais ela se expressa e se torna comunicável.
Desse modo a arte não está no objeto artístico, mas no encontro que esse objeto promove entre duas subjetividades e no compartilhamento da emoção poética.
Que blog excelente, eu hei de convidar meus amigos a fazerem pesquisas por intermédio deste exímio, fantástico e esplendido blog onde encontrei aquilo o que eu estava a procura.
ResponderExcluirDesde já agradeço.
Vlw.