GIUSEPPE ARCIMBOLDO
1527 – 1593
Nascido em Milão. Fez vitrais e desenhos de tapeçarias
para Catedral de Milão, mas foi considerado pintor de retratos, sua arte era
excêntrica.
Em 1562, passa a trabalhar para a Corte Imperial
Romana (Imperador Fernando I e seu filho Maximiliano II) , pintou vários
retratos da família real, além de servir a corte como arquiteto, cenógrafo,
engenheiro ( possuía elementos múltiplos).
Em 1563 inicia
a sua Primeira Série “Quatro Estações”.
Embora famosos enquanto vivo, foi esquecido após a
sua morte.
Arcimboldo, tal como Platão, via o universo inteiro
– homens, animais e plantas – como uma unidade, e pintou seus quadros, tendo em
mente essa unidade.
A coleção “Quatro Estações” encontra-se no Museu
nacional do Louvre , em París.
Primavera:
De longe vê-se o rosto de uma mulher de perfil. Ao olhar
de perto, vê-se os detalhes que a compõe, a pele consiste em floresc6encias que
vão do branco ao rosa, o cabelo é feito de um conjunto de flores coloridas, a
vestimenta é composta por um aglomerado de plantas verdes, o nariz é um botão
de lírio, a orelha uma tulipa, o olho um par de dulcamaras e suas
florescências.
Há flores brancas dispostas de forma a compor um
rujo que separa o rosto do vestido.
Verão:
É todo feito de qualidades diferentes de frutos e legumes
verânicos. As cores fulgurantes da cabeça salientam-se em relevo contra o fundo
escuro. Na gola encontra-se a autenticação de sua obra. ( é a única da série
que possuí assinatura).
Outono:
De um velho barril nasce um arranjo em forma de cabeça,
onde o nariz é uma pêra, a bochecha uma maçã madura, o queixo uma romã.
Coroado por uvas pretas e brancas, e folhas de videira avermelhadas e uma
abóbora.
A sumptuosidade dos frutos indica a fecundidade do
outono, e a língua afiada, que surge dos lábios espinhosos, parece assinalar a
antecipação jubilosa do outono em relação às delícias culinárias.
Inverno:
Um velho formado pelo toco de árvore velha com casca
estalada, capacho palha grossa cobrindo-o
do frio. Ele não encara o inverno só como a estação fria, também exibe
algo confortável, vê-se uma laranja e um limão, cores vivas, dando idéia de sol
e calor.
A hera verde, sensação de esperança – o inverno não
será eterno.
A ordem das Estações abunda em simetria simbólica.
Há sempre duas cabeças perfiladas que emparelham,
uma delas voltadas para a esquerda, outra para a direita, exprimindo uma
relação especial entre as estações que representam.
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