Ao contrário da arte figurativa, ela não possui o compromisso de retratar a realidade, preocupa-se mais com as formas, cores, linhas e texturas da composição.
Enfim é toda a representação não figurativa, isto é, que não apresenta figuras reconhecidas de imediato.
Seu estilo é uma conquista de vários movimentos de ruptura artística com a tradição acadêmica, iniciados pelo Impressionismo.
Retrata a idéia do artista, e está ligada a questão da sua experiência , tanto emocional como intelectual.
O artista russo Wassily Kandinsky(1866-1944), na década de 1910 inicia esta fase de novas formas de expressão plástica, o começo destes trabalhos é marcado pela tela Batalha.
Kandinsky dizia: “ É belo o que é belo interiormente.”
“E o que é belo interiormente pode ser feio exteriormente. Pois belo é o que purifica e engrandece a alma, o que a toca e faz vibrar.”
Em pouco tempo o Abstracionismo dominou a pintura moderna e tornou-se bastante diversificado. Porém duas tendências se firmaram com características mais precisas.
São elas: A Arte Abstrata Geométrica e a Informal.
Geométrica: surge entre os anos de 1917 e 1920, onde encontramos o uso de princípios geométricos, com muito rigor . Ligada mais a razão.
As obras de Piet Mondrian – holandêns (1872 – 1944) são as mais representativas, levando a abstração ao seu ponto extremo.
Podemos verificar este processo com as transformações de suas obras intituladas árvores...
Àrvore Vermelha (1909 - 1910)
Árvore Cinza (1911)
Árvores em flor (1912)
Podemos ver as influencias do pós-impressionismo e do cubismo nesta trajetória. Porém, Mondrian vai mais longe, e acaba completamente com qualquer vestígio da figuração naturalista.
Composição em vermelho , azul e amarelo - Mondrian
Para ele a arte era um caminho para ordem. ( em relação ao caos instaurado pela 1ª. Guerra (1914 a 1918)).
O encontro das linhas verticais e horizontais, simbolizavam o equilíbrio, a harmonia máxima total.
A beleza universal é a pura abstração, com isso não podem existir formas que levem a qualquer sentimentos.
Informal: surgiu entre as décadas de 40 e 50.(No período pós 2ª. Guerra (1939 a 1945) – quando acontece o boom da arte americana). Baseia-se na liberdade dos gestos, onde o principal objetivo é a expressão do artista, e a única regra a ser seguida é a da não-representação. Como exemplo Jackson Pollock - americano (1912 – 1956):
O representante mais conhecido da Action Painting ou Expressionismo Abstrato, da Escola de Nova York.
Criou uma técnica pessoal o dripping, ou gotejamento da tinta sobre a tela estendida no chão.
Segundo Pollock seu método de pintar é o resultado natural de uma necessidade.
“Quero expressar meus sentimentos e não ilustrá-lo.”
Considerações Finais
A arte abstrata é uma libertação em relação ao realismo acadêmico do séc. XIX. (reprodução da aparência visível do mundo)
Não existem regras para sua criação, pois cada artista possui meios de expressão própria. O que vale para um não vale para o outro.
Com o surgimento da Arte Moderna em geral, podemos destacar algumas mudanças significativas, como:
· Os artistas tinham uma função social, pois para eles a arte deveria transformar a sociedade.
· O homem moderno tem de ter um olhar analítico, crítico e não contemplativo.
No Brasil, os primeiros sinais do Abstracionismo surgiram na década de 1940. Se fortaleceu na década seguinte e continua presente na criação dos artistas até hoje.
Deu origem ao Concretismo e Neoconcretismo, marcando para sempre a produção artística brasileira.
Mas este já é um assunto para um próximo post.
Fontes Bibliográficas
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo:Companhia das Letras, 1992.
CHIPP, Herschel B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MENEZES, Paulo. A trama das imagens. São Paulo : Edusp, 1997.
MICHELI, De Mario. As vanguardas Artísticas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Editora Ática, 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário