Seja um seguidor(a), não custa nada!

domingo, 6 de janeiro de 2013

ARCIMBOLDO


GIUSEPPE ARCIMBOLDO
1527 – 1593

Nascido em Milão. Fez vitrais e desenhos de tapeçarias para Catedral de Milão, mas foi considerado pintor de retratos, sua arte era excêntrica.
Em 1562, passa a trabalhar para a Corte Imperial Romana (Imperador Fernando I e seu filho Maximiliano II) , pintou vários retratos da família real, além de servir a corte como arquiteto, cenógrafo, engenheiro ( possuía elementos múltiplos).
Em 1563 inicia  a sua Primeira Série “Quatro Estações”.
Embora famosos enquanto vivo, foi esquecido após a sua morte.
Arcimboldo, tal como Platão, via o universo inteiro – homens, animais e plantas – como uma unidade, e pintou seus quadros, tendo em mente essa unidade.
A coleção “Quatro Estações” encontra-se no Museu nacional do Louvre , em París.

Primavera: 
De longe vê-se o rosto de uma mulher de perfil. Ao olhar de perto, vê-se os detalhes que a compõe, a pele consiste em floresc6encias que vão do branco ao rosa, o cabelo é feito de um conjunto de flores coloridas, a vestimenta é composta por um aglomerado de plantas verdes, o nariz é um botão de lírio, a orelha uma tulipa, o olho um par de dulcamaras e suas florescências.
Há flores brancas dispostas de forma a compor um rujo que separa o rosto do vestido.

Verão: 
É todo feito de qualidades diferentes de frutos e legumes verânicos. As cores fulgurantes da cabeça salientam-se em relevo contra o fundo escuro. Na gola encontra-se a autenticação de sua obra. ( é a única da série que possuí assinatura).

Outono: 
De um velho barril nasce um arranjo em forma de cabeça, onde o nariz é uma pêra, a bochecha uma maçã madura, o queixo uma romã.
Coroado por uvas pretas e brancas,  e folhas de videira avermelhadas e uma abóbora.
A sumptuosidade dos frutos indica a fecundidade do outono, e a língua afiada, que surge dos lábios espinhosos, parece assinalar a antecipação jubilosa do outono em relação às delícias culinárias.

Inverno: 
Um velho formado pelo toco de árvore velha com casca estalada, capacho palha grossa cobrindo-o  do frio. Ele não encara o inverno só como a estação fria, também exibe algo confortável, vê-se uma laranja e um limão, cores vivas, dando idéia de sol e calor.
A hera verde, sensação de esperança – o inverno não será  eterno.

A ordem das Estações abunda em simetria simbólica.
Há sempre duas cabeças perfiladas que emparelham, uma delas voltadas para a esquerda, outra para a direita, exprimindo uma relação especial entre as estações que representam.




Nenhum comentário:

Postar um comentário