Seja um seguidor(a), não custa nada!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Impressionismo



A primeira vez que o público teve contato com a obra dos impressionistas foi numa exposição coletiva  realizada  em  Paris, em abril de 1874. 
Mas o público e a crítica reagiram muito mal ao novo movimento,pois ainda se mantinham fiéis aos princípios acadêmicos da pintura.

Principais Características


Aborda a luz natural,o cotidiano e o movimento,


Pinceladas rápidas,

Figuras sem contornos nítidos,

Sombras coloridas e luminosas ( acabando com a técnica do claro/escuro),


Principais Artistas
Edouard Manet (1832 - 1883)
Argentuil

Edgar Degas ( 1834-1917)
“O  Ensaio”

 Pierre Auguste Renoir ( 1841-1919)
“La grenouillère

Claude Monet ( 1840-1926)
Mulheres no Jardim”

“Impressão, Sol Nascente”
Quadro que deu origem ao nome do movimento

Como podemos ver nas obras aqui apresentadas, os pintores impressionistas procuraram, a partir da
observação direta do efeito da luz solar sobre os
objetos, registrar em suas telas as constantes alterações
que essa luz provoca nas cores da natureza.
“O Impressionismo revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX ”


terça-feira, 26 de julho de 2011

ALFABETIZAÇÃO VISUAL


A linguagem  é simplesmente um recurso de comunicação próprio do homem, que evoluiu desde a sua forma auditiva, pura e simples, até a capacidade de ler e escrever. Para que nos consideremos verbalmente alfabetizados, é preciso que aprendamos os componentes básicos da linguagem escrita:  as letras, as palavras, a ortografia, a gramática e a sintaxe. Dominando a leitura e a escrita, podemos nos expressar com estes poucos elementos de modo infinito.



A alfabetização visual se dá mais ou menos da mesma maneira. Seus objetivos são os mesmos que motivaram o desenvolvimento da linguagem escrita: proporcionar a comunicação entre sujeitos.
A capacidade de criar e usar imagens para se comunicar é historicamente natural do ser humano. Basta nos recordarmos das pinturas rupestres. Estas foram as primeiras “grafias” usadas pelo homem para a comunicação e representação de seus afetos e idéias.



Sempre que alguma coisa é projetada e feita, esboçada e pintada, desenhada, rabiscada, construída ou esculpida, a aparência visual da obra é composta a partir de uma lista básica de elementos. São os elementos visuais: o ponto, a linha, a forma, a superfície, a cor e a textura.



Cada vez mais  se torna fundamental este tipo de alfabetização. Não adianta pensar que isso não faz parte da sua vida ou da carreira que venha escolher; as imagens visuais, dos mais diferentes tipos, estão aí , na era tecnológica, nos desafiando para que as decifremos ou ficaremos de fora deste ilimitado e fantástico potencial da comunicação universal.

FICOU INTERESSADO EM APROFUNDAR MAIS SOBRE O TEMA? VEJA AQUI MESMO OUTRAS POSTAGENS , PROCURE NOS MARCADORES, OS TEMAS ALFABETIZAÇÃO VISUAL E / OU LEITURA VISUAL E APROVEITE......

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Bispo do Rosário




Pela primeira vez, 160 obras do "Artista do fio" do sergipano Arthur Bispo do Rosário chegam ao Rio. Denominados ORFA's (objeto recoberto por fio azul), os trabalhos selecionados pelo curador Wilson Lazaro foram "encapsulados" com linha azul, obtida a partir do desfiar das suas roupas e dos internos da Colônia Juliano Moreira. Entre os objetos estão pandeiros, facas, batedores de ovos, entre outros.
LOCAL:
Caixa Cultural Rio
Av. Almirante Barroso, 25, Centro, Rio de Janeiro - RJ
Até dia 14 de setembro de 2011.