Seja um seguidor(a), não custa nada!

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Renascimento

Na idade média, a vida  e o pensamento giravam em torno da religião. No Renascimento, ao contrário, o homem, sua beleza e seus feitos são os protagonistas indiscutíveis da atividade artística e literária.
Iniciou na Itália no séc. XV, seu conceito surge da intensa curiosidade que os intelectuais e os artistas sentiam pela cultura clássica, que eles se propunham a fazer renascer. Além do Humanismo, as características mais notáveis da época são a curiosidade, o espírito de iniciativa e a sede de aventura. Predomina a tendência de uma interpretação científica do mundo.
O resultado disso nas artes plásticas, e sobretudo  na pintura, são os estudos da perspectiva, que levou a outro recurso, o claro-escuro, e essa combinação de ambos contribuiu para o maior realismo das pinturas.
O artista do Renascimento não vê mais o homem como um simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.
Surgem os artistas com um estilo pessoal, diferente dos demais. Como por exemplo Leonardo da Vinci, talvez um dos homens mais inteligentes e de espírito mais inquieto que já existiu. É o modelo por excelência do “Homem Universal”, isto é , aquele  cujo interesse investigativo abrange todas as ciências e todas as artes. São provas disso seus estudos de Botânica e Biologia, bem como suas antecipações de inventos futuros.
Características gerais: 
 Racionalidade
 Dignidade do Ser Humano
 Rigor Científico
 Ideal Humanista
 Reutilização das artes greco-romana
 
Principais características da pintura renascentista :
 Perspectiva
 Uso do claro-escuro
 Realismo
 Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.
Os principais pintores foram:  
Botticelli - os temas de seus quadros foram escolhidos segundo a possibilidade que lhe proporcionavam de expressar seu ideal de beleza. Para ele, a beleza estava associada ao ideal cristão. Por isso, as figuras humanas de seus quadros são belas porque manifestam a graça divina, e, ao mesmo tempo, melancólicas porque supõem que perderam esse dom de Deus.
Obras destacadas:  

 O Nascimento de Venus
A Primavera

Leonardo da Vinci - ele dominou com sabedoria um jogo expressivo de luz e sombra, gerador de uma atmosfera que parte da realidade mas estimula a imaginação do observador. Foi possuidor de um espírito versátil que o tornou capaz de pesquisar e realizar trabalhos em diversos campos do conhecimento humano.
Obras destacadas: 

                                                             A Virgem dos Rochedos.
Monalisa


Michelângelo  - entre 1508 e 1512 trabalhou na pintura do teto da Capela Sistina, no Vaticano. Para essa capela, concebeu e realizou grande número de cenas do Antigo Testamento. Dentre tantas que expressam a genialidade do artista, uma particularmente representativa é a criação do homem. 
Obras destacadas:

                                                            Teto da Capela Sistina 
                                                                  Sagrada Família


Rafael - suas obras comunicam ao observador um sentimento de ordem e segurança, pois os elementos que compõem seus quadros são dispostos em espaços amplo, claros e de acordo com uma simetria equilibrada. Foi considerado grande pintor de “Madonas”.
Obras destacadas:

                                                               A Escola de Atenas 
                                                               Madona da Manhã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário