Seja um seguidor(a), não custa nada!

terça-feira, 26 de julho de 2011

ALFABETIZAÇÃO VISUAL


A linguagem  é simplesmente um recurso de comunicação próprio do homem, que evoluiu desde a sua forma auditiva, pura e simples, até a capacidade de ler e escrever. Para que nos consideremos verbalmente alfabetizados, é preciso que aprendamos os componentes básicos da linguagem escrita:  as letras, as palavras, a ortografia, a gramática e a sintaxe. Dominando a leitura e a escrita, podemos nos expressar com estes poucos elementos de modo infinito.



A alfabetização visual se dá mais ou menos da mesma maneira. Seus objetivos são os mesmos que motivaram o desenvolvimento da linguagem escrita: proporcionar a comunicação entre sujeitos.
A capacidade de criar e usar imagens para se comunicar é historicamente natural do ser humano. Basta nos recordarmos das pinturas rupestres. Estas foram as primeiras “grafias” usadas pelo homem para a comunicação e representação de seus afetos e idéias.



Sempre que alguma coisa é projetada e feita, esboçada e pintada, desenhada, rabiscada, construída ou esculpida, a aparência visual da obra é composta a partir de uma lista básica de elementos. São os elementos visuais: o ponto, a linha, a forma, a superfície, a cor e a textura.



Cada vez mais  se torna fundamental este tipo de alfabetização. Não adianta pensar que isso não faz parte da sua vida ou da carreira que venha escolher; as imagens visuais, dos mais diferentes tipos, estão aí , na era tecnológica, nos desafiando para que as decifremos ou ficaremos de fora deste ilimitado e fantástico potencial da comunicação universal.

FICOU INTERESSADO EM APROFUNDAR MAIS SOBRE O TEMA? VEJA AQUI MESMO OUTRAS POSTAGENS , PROCURE NOS MARCADORES, OS TEMAS ALFABETIZAÇÃO VISUAL E / OU LEITURA VISUAL E APROVEITE......

Nenhum comentário:

Postar um comentário