Seja um seguidor(a), não custa nada!

domingo, 24 de abril de 2016

HQ



Como se faz uma HQ? Quais as etapas a serem seguidas?

Uma história em quadrinhos envolve, normalmente, quatro ou cinco etapas. A primeira é o roteiro. É nele que estará descrito cada quadro, como ficam os personagens nele, qual cenário, falas, e como se desenrola toda a história. 

Em seguida, o roteiro vai para o desenhista. Ele vai acompanhar as descrições e ilustrar o que roteirista imaginou.

Depois, passa pelo arte-finalista. Este artista reforça e limpa o traço do desenhista, dá textura e profundidade às imagens.

Se for colorida, esta é a hora. Também podendo usar de diversas técnicas, o colorista dá mais vida ao trabalho. Se a HQ estiver projetada para ser lançada em preto e branco, pula-se essa etapa.

Por fim, vai para o letrista. Ele adiciona os balões e coloca o texto das falas. É um trabalho comum de ser feito no computador, mas há alguns que ainda fazem à mão.

Os  Elementos da HQ
  • Os quadrinhos ( Eles delimitam o enquadramento das cenas de uma HQ. Podem ser variáveis em tamanho e formato, de acordo com a necessidade da cena a ser desenhada.)
  • O cenário ( nos cenários que as ações dos personagens acontecem.)
  • Os personagens (São eles que conduzem os enredos. Os personagens têm vontades, dramas, conflitos, ironias. É por meio de suas falas e ações que as histórias são contadas.)

A linguagem dos quadrinhos





Linha do Tempo

Pré-histórica ,são denominadas assim , todas as manifestações artísticas que  existiram antes do surgimento da escrita.
Período  Paleolítico ou Idade da Pedra lascada.
Período  Neolítico ou Idade da Pedra polida.
Na Idade antiga refere-se a arte desenvolvida pelas civilizações  antigas após a descoberta da escrita e que se estende até a queda do Império Romano do Ocidente.
Na Idade Média insere-se  o período que , convencionalmente se chama de medievalismo.  A Igreja Católica  assume um papel de importância extrema.
Na Idade Moderna  nascem técnicas inovadoras e descobertas criativas, que proporcionaram novos estilos de representar a realidade. As quais surgem com o Renascimento que é o marco do final da idade média e o inicio da Idade moderna.
A Idade  Contemporânea  , período em que  surge a Arte Moderna  onde os  movimentos artísticos galopam  em uma velocidade compatível ao mundo moderno , até os dias de hoje.

A História da Arte não é apenas  uma evolução do primitivo ao sofisticado, nem do simples ao complexo, ela vai além disto ...

A História da arte , em seu todo, é uma história de modos  de percepção visual, das várias maneiras como o homem viu o mundo.
A arte possui uma razão de existir para o ser humano, expressa o que ele sente e como percebe o mundo que o rodeia,  assim não permanece a mesma, ela caminha junto com a história da humanidade.

“ O homem pré-histórico via o mundo como um todo indeterminado e que teve de aprender
a separar , diferenciar, selecionar aquilo que era mais essencial à sua própria vida em meio
aos muitos  e complexos traços do mundo , bem como teve de aprender a estabelecer o
necessário  equilíbrio entre o mundo e ele mesmo como habitante do mundo.”
“Quanto mais o homem acumula experiência, quanto mais aprende a conhecer as diferentes
coisas em seus diferentes aspectos, tanto mais rica precisa tornar-se a sua linguagem”

                                                 Ernest Fischer