Seja um seguidor(a), não custa nada!

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Cubismo

O cubismo, uma das primeiras correntes artísticas das chamadas vanguardas históricas do  séc.XX, manifesta-se na França entre os anos 1908 e 1910. 
Os pintores e escultores deste movimento afirmavam que na natureza é possível reduzir todas  as coisas a formas geométricas perfeitas, mediante as quais elas podem se representadas.

Essa síntese da realidade é fruto de uma busca dos elementos mais fundamentais e primários  das artes plásticas, de suas próprias raízes.  De fato, uma das características principais do  cubismo é a revalorização das formas geométricas, além, é claro, da proposição da pintura  e da escultura como formas de expressão.

Quanto ao nome dado a esse novo movimento, ele não partiu dos próprios artistas, mas dos críticos de arte da época, totalmente desconcertados diante desse novo caminho de  expressão artística.  Ao visitar as primeiras exposições e convencidos de que se tratava de uma arte experimental que nunca chegariam a entender, começaram a se referir às obras com o nome de cubos ou de raridades cúbicas.  Essa nova corrente foi representada por
 dois grandes pintores e escultores: Pablo Picasso  e Georges Braque, embora se possa dizer que foi o primeiro, com sua obra “As senhoritas de Avignon”, que iniciou o cubismo propriamente dito.


PINTURA CUBISTA

Nos primeiros anos do cubismo, a pintura se caracterizou pela redução a rígidas formas geométricas de tudo o que se fosse representável.  Tudo o mais foi deixado de lado , em favor da revalorização dessas formas. 
Foi assim que se pintaram casas sem portas e sem janelas e pessoas com uma só mão  ou apenas um olho.

As cores utilizadas eram ascéticos ocres, marrons e verdes, com a função  principal de  remodelar as formas.  O volume foi cedendo importância à plasticidade. 
As figuras se tornaram planas e tensas.  As cores se perderam em transparências, chegando quase à monocromia, e já não se consegue diferenciar o corpo do espaço  que o contém.

Em sua segunda fase, o cubismo começa a se interessa pelas diferentes texturas e materiais, produzindo colagens originais de cores muito vivas.  Volume e espaço  são apenas insinuados com pequenos e leves traços de sombra.

ESCULTURA CUBISTA

No terreno da escultura, o cubismo destaca-se dos movimentos artísticos anteriores porque, diferentemente deles, suas obras são pensadas e construídas como nas colagens, com todo tipo de materiais: madeira, metais, papelão, cordas e outros, todos reunidos com o único fim de se obter uma escultura praticamente experimental e não concebida para a posteridade em mármores eternos e metais sólidos.

Como acontece na pintura, predominam as formas geométricas planas, e o pouco  volume é conseguido com sua superposição.  Um valor adicional da escultura  cubista é a fascinação de seus representantes pela arte étnica, principalmente  Africana, pela qual se deixam influenciar e da qual extraem aquilo que lhes agrada.
 Por isso, não é de admirar o fato de muitas de suas obras terem algo desse caráter rústico e sutil da arte africana, embora sempre dentro dos princípios do cubismo formas geométricas planas e volumes reduzidos à sua expressão mínima.