Seja um seguidor(a), não custa nada!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dicas de como fazer um resumo.


O resumo é um texto que apresenta as idéias ou fatos essenciais desenvolvidos num outro texto, expondo-os de um modo abreviado e respeitando a ordem pela qual surgem.
Ao resumir, você deve se preocupar em manter a essência da mensagem do autor para que quando alguém ler possa realmente entender o conteúdo.Evite usar frases do autor. Faça com que, quem vá ler o seu resumo, perceba que você entendeu bem o texto inicial.
Um resumo tem que ser objetivo e não pode conter qualquer comentário pessoal por parte do que resume ou sequer expressões como "segundo o autor" ou "o autor afirma que". Também não devem surgir diálogos ou ser dada demasiada importância a detalhes.
Comece lendo atentamente o texto para que o assunto seja bem assimilado. Depois leia novamente quantas vezes forem necessárias para que você assimile as idéias principais do texto, Ao ler o texto vá sublinhando as partes que lhe pareçam mais importantes e ao mesmo tempo vá construindo o resumo em forma de rascunho. Comece por resumir cada parágrafo e em seguida verifique se os resumos de cada um fazem sentido num todo.
 E lembre-se: o resumo não é uma crítica, você deve deixar claro  a idéia do autor sem expressar sua opinião sobre o texto.
Por último e o mais importante: após terminar o resumo, leia atentamente o que você escreveu para ter certeza de que o resumo está de acordo com o texto original.



Um comentário:

  1. Adorei esse post.....fiquei muitos anos sem estudar....tenho muitas idéias e não consigo me expressar por escrito.....e esse tipo de post..ajuda.......bjks

    ResponderExcluir